HISTÓRIA
A história da internet começa no ambiente da Guerra Fria (1945-1991) onde as duas super potências envolvidas, Estados Unidos e União Soviética, estavam divididos nos blocos socialista e capitalista e disputavam poderes e hegemonias.
Com o intuito de facilitar a troca de informações, porque temiam ataques dos soviéticos, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (ARPA – Advanced Research Projects Agency) criou um sistema de compartilhamento de informações entre pessoas distantes geograficamente, a fim de facilitar as estratégias de guerra. Nesse momento, surge o protótipo da primeira rede de internet, a Arpanet (Advanced Research Projects Agency Network).
Assim, no dia 29 de outubro de 1969 foi estabelecida a primeira conexão entre a Universidade da Califórnia e o Instituto de Pesquisa de Stanford. Foi um momento histórico, uma vez que o primeiro e-mail foi enviado.
NAVEGADORES
Também conhecidos como web browsers ou, simplesmente, browsers, os navegadores são uma espécie de ponte entre o usuário e o conteúdo virtual da Internet. Para cada tipo de documento que abrimos no computador, é necessário um programa específico que seja capaz de ler as informações e abrir o documento sem erros. No caso das páginas da internet, os navegadores (ou browsers) são os softwares que possibilitam esta leitura dos arquivos on-line. É por meio do navegador que podemos ter acesso ao nosso e-mail, páginas web, plataformas de redes sociais, lojas online e tudo que esteja publicado na rede mundial de computadores. Podemos até mesmo administrar nossas contas bancárias via internet com total segurança, já que a proteção evoluiu muito nos últimos anos e permite que façamos transações financeiras on-line sem nos preocuparmos.
Seja o primeiro a comentar!